domingo, 24 de fevereiro de 2019

Via Certa Natal sofre ameaças após matéria de placas clonadas no RN; Secretaria de Segurança apreende material antes da publicação


A equipe de reportagem do Via Certa Natal estava finalizando uma matéria acerca de um esquema criminoso de clonagem de placas de veículos em pontos licenciados pelo Departamento de Trânsito (Detran) com possibilidade de envolvimento de funcionários, mas antes que a matéria pudesse ser publicada na sua totalidade, ameaças foram feitas por desconhecidos e o material foi apreendido por representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).
A reportagem investigativa mostraria a máfia das estampadoras de placas no Rio Grande do Norte. A própria equipe chegou a clonar uma placa de um carro da Polícia Militar, sem que seja solicitado documento nem nada. Quando a equipe vinha lançando as chamadas, a primeira ameaça foi escrita numa rede social como forma de intimidação, segundo a equipe. “Deixe de molecagem, rapaz. Vocês ficam postando mer**. Depois não estejam chorando”, escreveu. Diante da ameaça, o repórter teve que sair do Estado.
Mas não parou por aí. O Via Certa Natal adiantou ao blog que vai colocar a matéria no ar na próxima semana como forma de de preservar do que pode vir a acontecer com eles. Contudo, ontem (22), antes que a matéria fosse veiculada, a Secretaria de Segurança Pública realizou a apreensão de todo o material da reportagem investigativa e ainda manteve a equipe detida por mais de quatro horas para prestar esclarecimentos.
VÍDEOS:



“Nunca vi um jornalista ter que prestar esclarecimento durante quatro horas dentro de uma delegacia [por estar trabalhando] e ainda ter todo o material pra por o material no ar foi apreendido. Nunca vi isso”, disse um dos representantes do veículo de comunicação que participou da reportagem.
Antes mesmo de prestar esclarecimento, a equipe ainda recebeu a recomendação de não veicular a matéria como forma de evitar a fuga dos suspeitos.
Mesmo diante das ameaças e com a dificuldades de reproduzir a matéria em sua totalidade com a apreensão do material colhido na apuração do jornalismo investigativo, o Via Certa Natal garantiu a publicação na próxima semana.
Jornalismo investigativo (ou de investigação) refere-se à prática de reportagem especializada em desvendar mistérios e fatos ocultos do conhecimento público, especialmente crimes e casos de corrupção, que podem eventualmente virar notícia. O Código de Ética dos Jornalistas assegura o direito ao profissional de divulgar qualquer informação que seja de interesse público.

Por BLOG DO BG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário